Todos os dias semeamos dicas no nosso quintal, delas florescem amizades e colhemos frutos que se transformam em arte.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Dinâmica do relógio.

 Aprendi esta dinâmica em um dos cursos da FERGS (Federação Espírita do Rio Grande do Sul) e gostei muito, achei bem dinâmica, divertida e diferente. E coloquei em prática em um dos encontros motivacionais que preparamos para o nosso grupo de evangelização no ano de 2011.
           As perguntas que escolhi foram focadas no objetivo que eu queria trabalhar naquele grupo. Podemos trocar as perguntas para o que desejamos trabalhar no grupo, ou também no tema da aula que estamos trabalhando.

1º momento: reflexão inicial
Fazer as perguntas abaixo e solicitar aos participantes para que sejam muito sinceros e respondam mentalmente as perguntas. Solicitar para que se sentem confortavelmente e fechem os olhos. Colocar uma música relaxante instrumental.
Perguntas:
1) Quem eu evangelizo?
2) Como evangelizar?
3) O que é evangelizar pra mim hoje?
4) O que eu estou fazendo para manter viva em mim a proposta da evangelização?
5) O que a palavra renúncia significa entre mim e a evangelização?
6) De 1 a 10, qual a importância da evangelização em minha vida atual?
7) Quanto tempo eu reservo para a evangelização em minha vida
8) Porque eu me tornei um evangelizador?
9) O que eu sinto quando sei que tenho que preparar uma aula?
10) Eu me envolvo totalmente, de corpo e alma, com a evangelização?
11) Quando eu retornar a Pátria Espiritual, e verificar o meu trabalho como evangelizador, o que vou encontrar registro em relação a esta tarefa?
12) Diante das respostas colocadas, qual seria a imagem que Jesus varia de mim nesta tarefa de evangelizar?

2º momento: agendar os horários
Distribuir um papel para cada participante com um desenho de um relógio, conforme figura abaixo, solicitar para que marquem um horário com cada pessoa da sala, não podendo marcar dois horários para a mesma pessoa e nem duas pessoas no mesmo horário. 


Distribuir uma folha com um relógio para cada participante.


3º momento: cumprir os horários agendados
Quando todos  já estiverem com os horários cheios, pedir para que colem o relógio na folha a ser distribuída (conforme modelo abaixo) alinhando os números do relógio com os da folha.
Na sequencia solicitar para que procurem a pessoa agendada para as 13:00 e converse com ela sobre a pergunta determinada para este horário.
DAR SUA OPINIÃO E OUVIR A OPINIÃO DO COLEGA.
E assim sucessivamente até o último horário marcado. As perguntas de cada horário são as mesmas já refletidas no 1º momento.



Distribuir uma folha com o esquema acima para cada participante.


4º momento: reflexão final
No final dos horários marcados, no grande grupo, cada participante deverá expor uma das perguntas/respostas que mais lhe tocou o coração.

Material:
Rádio, música instrumental, folha com o desenho do relógio (na quantidade dos participantes), folha com as perguntas (na quantidade dos participantes) caneta ou lápis (na quantidade dos participantes).

   Sua visita é muito especial. 
Aproveitem e voltem sempre ao nosso quintal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário, vou adorar responder. Abraços de luz e paz.